Com o tempo a arrefecer é comum começar a aparecer o nariz a pingar, falta de energia, cansaço, dores de cabeça… O que muitas das vezes é indicador de alguma constipação ou ainda mais sério de uma gripe.
Hoje sabemos que a alimentação tem um papel fundamental na prevenção e na recuperação dos estados gripais, visto que uma alimentação saudável contribui para o reforço do sistema imunitário, responsável pelas defesas naturais.
Contudo, é importante realçar que a prática de uma alimentação saudável não deve ocorrer apenas quando já estamos doentes! Esta deve ser uma prática do ano todo, de maneira a garantir que o corpo tem o aporte de todos os nutrientes de que necessitamos.
Uma outra questão que muitas vezes surge está relacionada com o uso dos suplementos alimentares. Na realidade, estes apenas devem ser tomados se existir uma carência nutricional e se o profissional de saúde aconselhar a sua utilização. Isto porque de uma forma geral ao praticar uma alimentação saudável, isto é completa, equilibrada e variada, garantimos o acesso a todos os nutrientes que necessitamos para esta fase do ano.
Siga estes conselhos e mantenha as gripes bem longe:
Um corpo bem alimentado, ou seja, bem nutrido está mais protegido, responde melhor à vacinação e promove uma recuperação mais rápida, reduzindo os sintomas. Lembre-se: Cuide sempre de si!
Alison Karina de Jesus
Nutricionista (2874N)
facebook.com/nutricionalmentebem
instagram.com/nutricionalmentebem
alisonkjesusnutricionista@gmail.com
Comentários