Atividade física? Sim, por favor! – por Alison de Jesus

No nosso dia-a-dia estamos sujeitos a uma elevada carga de stress, proveniente de diversas fontes: trabalho, estudo, família, economia, privação de sono… Na medida certa, o exercício físico poder ser uma estratégia para aliviar esse stress do seu dia-a-dia, isto porque a atividade física estimula a produção neurotransmissores que sinalizam a sensação de bem-estar e prazer. 

A corrida, por ser uma atividade simples e acessível a todos, tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos. Mas há outras atividades como andar de bicicleta, natação, dança aeróbica que aumentam significativamente a frequência cardíaca.

E no dia-a-dia como podemos aumentar a prática de atividade física? 

  • Através de caminhadas a passo acelerado ou correr mais vezes durante a semana. Faça as caminhadas com familiares ou amigos. Se tem um animal de estimação, leve-o a passear, várias vezes ao dia

  • Porque não uma atividade desportiva? Se gosta de natação, futebol ou outro desporto informe-se na sua localidade e inscreva-se. Assim pratica exercício físico numa atividade que gosta.

  • Utilize as escadas para subir o prédio. Esqueça os elevadores! (ou simplesmente pense que os mesmos não funcionam!)

  • Estacione o carro longe do local de trabalho. Nas pequenas distâncias, vá a pé.

  • Se utiliza transportes públicos, saia uma estação antes da que costuma sair.
    • Quando for às compras, tente ir a pé e várias vezes por semana.

    • Gosta de ouvir música? Pois então oiça as suas músicas favoritas e aproveite para dançar! Assim pratica atividade física com diversão!

    • Dedique menos de 2 horas por dia à televisão! E quando estiver a ver televisão e precisar de mudar de canal levante-se, deixe o comando de lado!
    Esteja mais tempo em pé ao invés de estar sentado, como no intervalo do cinema, nas reuniões…

    Lembre-se que são as pequenas mudanças que fazem grandes diferenças! Uma pessoa ativa sente-se melhor e mais saudável. É crucial que faça com que a atividade física seja uma componente presente na sua vida, não só pela sua saúde mental mas também física. As opções são muitas, o importante é que as ponha em prática e se liberte do sedentarismo.

    Por Alison de Jesus

    Nutricionista

    Comentários


    Adicionar comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *