Hidratação no Inverno – por Alison Jesus

A hidratação começa desde dentro!
Com a chegada do inverno, chega também o frio e falar da hidratação é raro, pois é muito habitual pensarmos que só nos devemos preocupar em estarmos bem hidratados no verão, em que o calor é o grande anfitrião. Mas sem água não podemos sobreviver, logo esta deve estar adequadamente presente todos os dias, seja em tempos de frio seja em tempos de altas temperaturas.
Já se questionou o motivo da água ser considerada a fonte de vida?
É verdade, sem ela nós não podemos viver pois a água é importante para manter a temperatura corporal, facilita a absorção e melhora o funcionamento dos nossos intestinos. Ajuda no transporte de resíduos dos nossos pulmões, principalmente quando estamos com gripe, o que é mais comum agora no inverno. Basicamente a água é essencial para manter um bom estado de saúde e até para manter uma hidratação adequada da pele. Se quer ter uma pele radiante lembre-se que por mais cremes hidratantes que utilize, a hidratação começa sempre desde dentro!
A desidratação pode provocar confusão, fraqueza, boca seca, cansaço, irritabilidade e até dores de cabeça. Quantas vezes nos livramos de uma dor de cabeça, após ingerir líquidos? Um facto interessante é que à medida que envelhecemos, aumenta o risco de desidratação, uma vez que o nosso mecanismo de defesa natural, isto é a sede (que é o primeiro sintoma da desidratação) está um pouco atrasado, ou seja podemos ter necessidade de beber líquidos sem termos sede. Por isso mesmo é que é muito importante ter em mente que apesar da sede diminuir com a idade, as necessidades não diminuem. O que se recomenda, é a ingestão de 1,5 a 2 L/dia, isto traduzido por número de copos equivale a pelo menos 8 copos de água por dia.
Como estarmos bem hidratados neste inverno?
Para prevenir a desidratação, deixo-lhe algumas recomendações que deve procurar praticar:
• Não se deixe enganar pela falta de sede. Beba mesmo que não lhe apeteça! Prefira sempre água. Leite e sumos de fruta naturais são também boas opções. Mas atenção: Não acrescente açúcar! (certamente já é uma pessoa doce o suficiente!)
• Não beba grandes quantidades de uma vez. Beba pequenas quantidades várias vezes ao longo do dia.

• Inclua na sua alimentação frutas, vegetais e o grande veículo de água: a sopa.

• Esteja atento aos sinais: A sua urina deve ser preferencialmente clara e sem cheiro. Se assim for é sinal que está no bom caminho para uma boa hidratação!

Se não gosta de beber água ou simplesmente não lhe apetece nos dias mais frios, beba chá sem cafeína, ou outras infusões (camomila, tília, erva-doce, limonete). Pode também aproveitar as cascas de fruta como maçã, pera, laranja ou tangerina ou limão e juntar água acabada de ferver. Assim bebe água com sabor, sem açúcar e quentinha.


Como saber se já bebeu pelo menos 8 copos de água ao longo do dia? Fácil, beba 1 copo antes das refeições. Se fizer 6 refeições já sabe que já bebeu 6 copos de água.

Alison Karina de Jesus – Nutricionista alisonkjesusnutricionista@gmail.com

Comentários

  1. Ricardo

    25 Janeiro de 2017 às 16:47

    Responder

    A Dra. Alison é fantástica! A sua comunicação é apaixonante, sempre com uma pitada de humor no que escreve. Muito nível


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