Natal e as suas tentações – por Alison Jesus

O Natal é a altura mais mágica do ano: luzes, cores, sabores, aromas, frio e o calor humano para nos aquecer. Serve sobretudo para lembrar-nos que a vida é feita de momentos que devem ser repletos com o mais importante: amor, paz e solidariedade… Infelizmente temos assistido à uma inversão do verdadeiro sentido do Natal em que os presentes e as compras é o que perdura ao invés do verdadeiro sentimento.

Em termos alimentares, dezembro é uma altura em que reinam as iguarias: bolo-rei, os famosos sonhos de abóbora, pão-de-ló, aletria, rabanadas e o bacalhau torna-se também um grande anfitrião! O que é importante realçar é que a moderação é sempre a grande aliada e estas guilty pleasures que devem ser reservadas precisamente para as épocas festivas.


Um dos alimentos a destacar em dezembro é a grandiosa família dos frutos gordos: amêndoa, avelã e as nozes. Estes frutos são uma excelente fonte de ómega 3. Sim é verdade! Se não gosta do cheiro e muito menos do sabor do peixe, que é uma das principais fontes de ómega 3, pode sempre optar por ingerir os frutos gordos ou então as famosas sementes de abóbora que são também uma fonte interessante de ómega 3. E porque devemos garantir o aporte de ómega 3? Bem, já são imensos os estudos que demonstram os seus benefícios para a saúde cardiovascular, mental e não só!

Neste natal aproveite para experimentar ou até mesmo criar receitas novas. Afinal cozinhar para quem se gosta é também uma excelente forma de viver o espírito natalício!

Para não se sentir tão culpado pelo consumo das “doces tentações” não se esqueça de praticar alguma atividade física. Como? Fácil:

• Que tal dar um passeio? Aproveite para fazer caminhadas. Se preferir uma companhia ou tiver um animal de estimação pode ser uma boa altura para ambos darem um passeio divertido.

• Quando for às comprar, tente ir a pé e várias vezes por semana.

• Gosta de ouvir música? Pois oiça as suas músicas favoritas e aproveite para dançar! Assim pratica atividade física com diversão!

• Esqueça os elevadores!

• Dedique menos de 2 horas por dia à televisão! E quando estiver a ver televisão e precisar de mudar de canal levante-se, deixe o comando de lado!

Não se esqueça de mexer-se pela sua saúde neste Natal

Um Feliz Natal cheio de luz, amor, paz e partilha com os que mais adora!

Alison Karina de Jesus

Nutricionista

alisonkjesusnutricionista@gmail.com

Comentários


Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *