“Gente bonita come Fruta Feia”

Só em Portugal são desperdiçados um milhão de toneladas de alimentos por ano – 17% do que é produzido pelo nosso país – de acordo com as conclusões do PERDA apresentadas em Dezembro de 2012. E porque são desperdiçados? Porque são “feios”.

Um terço das frutas e vegetais produzidos na Europa vão para o lixo. E porquê? Porque são “feios”.

Cerca de metade da comida produzida no mundo cada ano vai para o lixo. E porquê? Porque é feia.

As razões estéticas em torno da comida são reais e deveriam ser efetivamente do conhecimento geral. Numa altura em que tanto se fala de desperdício alimentar e, infelizmente, de fome, vale a pena partilhar este projeto e sobretudo este conceito que é a Fruta Feia.

A Cooperativa Fruta Feia surge para combater esta tendência, criando assim um mercado alternativo e uma filosofia de vida mais saudável. A Fruta Feia disponibiliza fruta e hortaliças “feias”, oriundas de agricultores que não as conseguiriam vender a mercados abastecedores, pelas reduzidas dimensões das frutas e legumes, estupidamente padronizadas. Se formos mais além, o desperdício alimentar ronda os 30% devido aos modelos de produção intensivos, adopção de prazos de validade demasiado apertados e promoções que encorajam os consumidores a comprar em excesso, por exemplo.

A preferência por frutas e legumes “perfeitos” em termos de formato, cor e calibre que acaba por restringir o consumo aos alimentos que respeitam determinadas normas estéticas.

Na Fruta Feia não é a beleza que importa. É o sabor. E como é que tudo funciona?

Inscrevem-se aqui e selecionam o local onde querem levantar o vosso cesto e a dimensão do mesmo. O mais pequeno custa 3.50€ e o maior 7€. Levanta-se o cabaz uma vez por semana e caso não o possam fazer, têm de cancelar com antecedência. Mas na semana seguinte têm de levar 2 cabazes. O que é justo para controlar “esquecimentos”. No site sabem antecipadamente quais os legumes e frutas da semana. Sempre tudo da época, fresco e biológico. Aliás, o meu primeiro cabaz da Fruta Feia trazia kiwis baby, fruta que desconhecia e que pela qual fiquei apaixonada ! Os cabazes de frutas e legumes estão dispostos em caixas, previamente separados e é escolher a caixa que querem. Não podem tirar cenouras de uma caixa, uvas de outra e dióspiros de outra. Escolhem a caixa que querem e pronto. Levem sacos para levarem os vossos legumes e frutas saborosas e da época para vossa casa.

Cenouras que cheiram a cenouras e que ainda trazem rama e um pouco de terra. Da terra para a Fruta Feia e dela para a vossa casa.

Estou fã!

E para que não nos esqueçamos, segundo a FAO, o actual desperdício alimentar nos países industrializados ascende a 1,3 mil milhões de toneladas por ano, suficientes para alimentar as cerca de 925 milhões de pessoas que todos os dias passam fome.

Dá que pensar. E muito.

Vossa,

JT

Comentários


    Adicionar comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *