Muffins caseiros para manhãs deliciosas em família by Electrolux

As manhãs de fim-de-semana querem-se vagarosas e saborosas. O relógio fica esquecido e acordamos ao sabor da preguiça. Os pequenos-almoços são geralmente tardios, sem regras e com muito apetite à mistura!

É tempo de pôr a mesa à medida da gula. Pegar naquela compota caseira que fizemos com as crianças, depois de apanhar morangos no quintal, fazer um sumo natural delicioso e vitaminado e surpreender a família com uns deliciosos muffins que se fazem anunciar só com o cheirinho que emanam da cozinha. O desafio está em conseguir chegar com eles intactos à mesa! Vamos à receita?

Como procuro ter uma alimentação saudável, escolhi uma receita de muffins com ingredientes mais naturais e saudáveis, sem açúcares refinados ou ingredientes processados.

Assim sendo, separe e prepare:

— Uma chávena de bananas bem maduras;

— Um ovo grande;

— Meia colher de chá de fermento;

— Meia chávena de açúcar mascavado;

— Quatro colheres de sopa de cacau cru em pó;

— Uma colher de sopa de amido de milho;

— Três quartos de uma chávena de chips de chocolate negro;

— Uma colher de café de baunilha crua em pó;

— Uma chávena de farinha de trigo integral, peneirada;

— Um quarto de uma chávena de óleo de coco;

— Meia chávena de iogurte grego natural;

— Uma pitada de sal.

Comece por colocar cerca de 100 ml de água na concavidade do forno multifunções PlusSteam, selecione a função Ventilado + Resistência circular, prima o botão PlusSteam e pré-aqueça o forno a 180 graus.

Coloque formas de papel dentro de uma forma de muffins, própria para ir ao forno.

Numa taça, coloque a farinha de trigo peneirada, o amido de milho, o fermento, o sal, o cacau em pó e os chips de chocolate. Misture tudo.

Esmague agora as bananas e junte-as numa outra taça com o ovo e o iogurte grego. Acrescente o óleo de coco ligeiramente aquecido (para que esteja completamente líquido e sem grumos), o açúcar mascavado e a baunilha.

Misture tudo até ficar o mais homogéneo possível.

Distribua a mistura pelas formas e leve ao forno pré-aquecido durante 18 a 23 minutos.

Graças à função PlusSteam deste forno, que adiciona um toque de vapor ao início da cozedura, o resultado são muffins macios e húmidos no interior, com uma crosta dourada e estaladiça. Além disso, o vapor ajuda a massa a crescer. É fantástico! E estão prontos!

Saídinhos do forno, fumegantes e de-li-cio-sos!

Há que levá-los à mesa com pompa e circunstância, pelo que optei por servi-los num bonito prato de bolos, para que se destaquem. Decorei a mesa em tons suaves, num serviço simples mas amoroso da Sanimaia, pontuado por casinhas que parecem de brincar.

Mesa posta, muffins saborosos, família reunida!

Agora sim, que comece o fim-de-semana!

Joana Teles

Comentários


Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *