Bem-vindo Verão!

O sol já espreita e traz com ele o calor e a promessa de dias longos, divertidos, com a praia e a piscina a convidar a mergulhos e a minutos relaxantes deitados na toalha, num dolce fare niente que aquece a pele e traz o bronze! Bem-vindo Verão!

As refeições querem-se frescas. No sabor e no aspeto.

As saladas são prato nutritivo, colorido e refrescante. Saciam q.b. e deixam-nos leves para os mergulhos que se avizinham.

Vamos para a cozinha?

Preparar uma refeição é começar uma festa de sabores, cores e texturas.

Reserve uma alface fresca e viçosa e deixe-a na gaveta CrispFresh do frigorífico da Eletrolux com controlo de humidade. Esta característica tão desejada de quem privilegia a frescura dos alimentos alia-se à Tecnologia TwinTech que garante o nível ótimo de humidade em todo o frigorífico; os alimentos mantêm a sua frescura e textura durante mais tempo, graças aos sistemas de refrigeração de ar independentes do frigorífico e do congelador.

O facto de termos a mesma temperatura em todos os níveis do frigorífico, graças à ventilação MultiFlow, traduz-se num arrefecimento rápido dos alimentos e numa rápida recuperação da temperatura após a abertura da porta.

E quando os eletrodomésticos foram pensados para nos facilitar a vida desta forma, tudo fica mais fácil, não é mesmo?

Voltemos à receita. Reúna fruta da época e corte em gomos. Morangos, kiwis, uvas, etc.

Vamos aos camarões. A Gaveta FreshZone é ideal para os conservar, uma vez que é uma gaveta de baixa temperatura, ideal para carne, peixe e marisco.

Os camarões querem-se crus para serem salteados em azeite, com alho e malagueta.

Reserve 6 camarões inteiros, previamente cozidos, para enfeitar o prato e descasque o resto dos camarões, deixando a barbatana caudal. Descasque o alho, retire o gérmen e corte em lâminas o mais finas que conseguir. Abra a malagueta ao meio no sentido longitudinal e retire-lhe as sementes, cortando de seguida em juliana fina.

Numa frigideira antiaderente, aqueça um fio de azeite e salteie os camarões que, entretanto, temperou com sal. A meio da cozedura, acrescente a malagueta e o alho e salteie mais um pouco. No fim junte um pouco de manteiga, polvilhe com flor de sal e a salsa picada.

Junte os camarões salteados aos gomos de fruta, numa conjugação agridoce perfeita. Misture com rúcula e alface, regue com azeite e vinagre balsâmico e sirva os sabores da terra e do mar numa taça colorida.

A mesa acompanha o mood . Para este almoço de amigos, escolhi a louça colorida e bem portuguesa da Bordallo Pinheiro, da Sanimaia.

Conjuguei os tons verdes das árvores com a cor coral do mar, para combinar na perfeição com a salada. Os copos dão o toque de irreverência que se quer.

Mas recebermos amigos para um almoço de verão, não se fica só por boa comida e uma mesa bem-posta. A indumentária da cicerone tem de refletir o estilo escolhido.

A roupa quer-se fresca, leve e divertida. Os padrões florais estão na moda e os tons verdes e florais combinam com a mesa posta.

E temos tudo. A roupa adequada e o serviço certo, num jogo de cores apelativo que chama o verão à mesa! A comida faz o resto. Os amigos já chegaram. Que comece o almoço! Bem-vindo Verão!

Vossa,

JT

Comentários


    Adicionar comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *