Bebida de amêndoa – como fazer?

Sempre que se fala de leite refererimo-nos ao leite de vaca. Os líquidos obtidos a partir de outros alimentos como soja, arroz, aveia, amêndoa, entre outros, não são leite mas sim bebida.

Muitas pessoas por demonstrarem alergia ou intolerância ao leite ou simplesmente porque não gostam do leite optam por ingerir outras bebidas.

Sabia que em casa pode fazer a sua própria bebida de amêndoa? Esta receita serve de base para qualquer outra bebida que queira fazer. Poderá ser de frutos gordos como amêndoa, noz, avelã, caju, castanha, pistacho, entre outras. Também poderá utilizar sementes de sésamo, cânhamo, linhaça, girassol… ou porque não cereais? Aveia, arroz, espelta, quinoa, trigo-sarraceno….

Para fazer aproximadamente 1 litro de bebida de amêndoa:

• 1 litro de água

• 200g de amêndoa

• Aroma de baunilha ou canela (aqui fica ao seu critério)

Preparação:

1. Coloque as amêndoas com pele em água durante 8 horas (pode ser no frigorífico).

2. Escorra as amêndoas e passe-as por água.

3. Pique as amêndoas na liquidificadora com água limpa durante 1-2 minutos. Pode adicionar a canela ou baunilha ou outro aroma para obter um sabor diferente e personalizado.

4. Coe, com a ajuda de um pano limpo ou coador fino. Esprema bem, para retirar o máximo de líquido possível. Se achar necessário, coe uma 2ª vez.

5. Conserve numa garrafa de vidro e guarde no frigorífico. Antes de beber, agite bem a garrafa, pois cria-se um depósito.

As amêndoas trituradas que sobraram podem ser usadas em sobremesas ou noutros pratos.

Alison Karina de Jesus

Nutricionista

alisonkjesusnutricionista@gmail.com

facebook.com/umaquestaodealimentacao/

Comentários


    Adicionar comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *