Pequeno-almoço : por onde tudo começa

Uma das resoluções de novo ano praticante universais diz respeito a uma melhor alimentação.

Todos a queremos, conhecemos os seus benefícios mas até começar há hábitos que têm mesmo de mudar.

Conheça as dicas da nutricionista do Bastidores Blog, Alison Jesus:

Comece o seu dia com o pequeno-almoço e, sempre que possível em família, uma vez que assim incentiva todos a apreciar esta refeição e é sempre uma forma excelente de iniciar o dia, partilhando com as pessoas que adora.

Para um pequeno-almoço saboroso e saudável, escolha alimentos ricos em amido, como pão ou cereais integrais com baixo teor de gordura, açúcar e sal. Adicione leite ou iogurte natural meio-gordo e tente combinar com fruta fresca, seca, congelada, conservas de fruta ou sementes.

Uma forma de limitar a ingestão de cereais adocicados é adicionar fruta aos cereais. Outra alternativa poderá ser misturar cereais mais doces com outros sem açúcar. Lembre-se que já é uma pessoa doce o suficiente, não precisa de mais açúcar!

Sugestões para o seu pequeno-almoço:

Prepare um batido com frutas frescas e iogurte natural ou leite. Poderá adicionar puré de fruta em conserva ou frutos secos como o damasco, figo ou ameixa juntamente com sumo de laranja. Pode, ainda, acrescentar cereais integrais ou sementes para aumentar o teor de fibra.

Flocos de aveia: são acessíveis à sua carteira e têm uma generosa quantidade de vitaminas, minerais e fibras. Pode preparar os seus flocos de aveia com leite, fruta fresca ou frutos secos e/ou gordos: noz, amêndoa, avelãs, pinhões.

Aproveite os restos: as sobras de pão podem ser perfeitamente aproveitadas. Basta fazer torradas ou então uma sopa de pão com leite. Se gosta de ovos, pode sempre adicionar 1 ovo, assim aumenta o teor proteico do seu pequeno-almoço.

Quando tem pouco tempo para tomar o pequeno-almoço, prepare de véspera:

Faça, uma sandes com pão integral e os vegetais que sobraram da salada do jantar. Guarde no frigorífico.

Prepare uma salada de frutas. Mantenha-a refrigerada. Para conservar as suas propriedades que tal adicionar um pouco de limão?

Faça as suas próprias barras de cereais. Utilize cereais integrais, frutas frescas, frutos secos e gordos ou sementes.

Criatividade (e um pouco de paciência e organização) é o segredo!

Alison Karina de Jesus

Nutricionista

facebook.com/umaquestaodealimentacao/

alisonkjesusnutricionista@gmail.com

(Foto Google)

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