A alimentação influencia o meu humor? – por Alison Jesus

A alimentação influencia o meu humor? Parece estranho dizer que os alimentos interferem no nosso estado de espírito? Bem, se repararmos é a partir dos alimentos que retiramos os macronutrimentos como as proteínas, gorduras e os hidratos de carbono que o nosso corpo utiliza como combustível, isto é, para termos energia para o nosso dia-a-dia.

Mas por que é que alguns alimentos nos fazem sentir mais felizes quando os comemos?
Alguns alimentos quando ingeridos estimulam a produção e a libertação de alguns neurotransmissores (substâncias que transportam os impulsos nervosos) que agem como sedativos e tranquilizantes, oferecendo mais disposição e energia. Os neurotransmissores protagonistas que agem diretamente sobre o humor são a serotonina, a dopamina e a noradrenalina. Para que estes neurotransmissores sejam sintetizados é indispensável a ingestão de vários nutrimentos para que ocorra toda a química cerebral necessária ao bom humor.

A síntese da serotonina, hormona responsável pela sensação de bem-estar, depende da presença do triptofano e da vitamina B6, pelo que a ingestão de peixe, peru, laticínios, ovos, frutas e vegetais poderá influenciar a sua síntese e, consequentemente, a sensação de bem-estar.
E relativamente ao chocolate? Este poderá transmitir uma sensação de bem-estar porque aumenta a produção de endorfinas e serotonina. Na realidade, os níveis de serotonina aumentam devido aos hidratos de carbono (que são o principal combustível do nosso organismo) e, portanto, quanto mais alto for o nível de açúcar no sangue mais depressa parece esse mecanismo funcionar. Porém, convém realçar que os excessos promovem a obesidade e todas as doenças a ela associadas.
E porque ninguém gosta de pessoal mal-humorado, eis alguns conselhos:
– Siga uma alimentação variada e coma em pequenas quantidades e ao longo do dia, para melhorar o controlo de açúcar no sangue. A alimentação deve ser adequada em quantidade e qualidade, não vá atrás das dietas da moda que podem revelar-se insuficientes em alguns nutrimentos.

– Evite bebidas estimulantes como as que têm cafeína, porque podem diminuir a capacidade de absorção das vitaminas do complexo B. Evite também as bebidas alcoólicas, que podem contribuir para reduzir a absorção dos minerais, especialmente do magnésio.

– Siga a regra do 8: 8 horas de sono e 8 copos de água por dia.

– Liberte-se do sedentarismo: Pratique regularmente exercício físico. Este também liberta substâncias responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar.

Alison Karina de Jesus

Nutricionista

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alisonkjesusnutricionista@gmail.com

 

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