Calma – a tetina pensada para os bebés e para as mães

Quando uma mãe amamenta o seu bebé e é assim para o fanática pela amamentação (eu,eu,eu!!!) bem sabe como é angustiante a perspectiva de dar o biberão ao bebé. Pelo receio que o rejeite, pelo receio que engula demasiado ar, pelo receio que depois não pegue bem na mama e outros tantos fantasmas que causam muito stress na hora de dar o biberão pela primeira vez. 

Tudo isto aconteceu comigo e apesar de não ser o meu primeiro bebé, estava muito ansiosa com a perspectiva de dar o meu leite num biberão, sendo o Afonso tão pequenino. 

Hoje em dia é um privilégio conseguir conciliar uma carreira com a maternidade, pelo que vale a pena investir em tudo o que pudermos, para conseguir  manter este difícil equilíbrio de uma forma harmoniosa. 

As marcas estão cada vez mais dedicadas a simular o aleitamento materno e a sucção do bebé, tanto no que diz respeito a bombas extratoras de leite, como a chupetas e tetinas. 

Voltar a apresentar o “Aqui Portugal” implica estar um dia afastada do meu bebé, pelo que pus-me a espreitar as diferentes ofertas de tetinas e decidi experimentar a tetina calma da Medela. 


Segundo a Medela:

– o bebé pode beber, fazer pausas e respirar com um ritmo natural, permanecendo calmo e confortável, tal como na mama

– o bebé necessita de criar vácuo para que o leite comece a fluir, tal como faz na amamentação

– o bebé pode manter o seu comportamento natural de sucção, permitindo uma transição fácil entre a amamentação e o Calma, e de novo para a amamentação

Coube ao meu man a tarefa de dar o biberão (segundo ele, estava mais preocupado em não entornar o meu leite do saco do que com a possível rejeição da tetina, ahahahaha), que fez o procedimento clássico de passar uma gota de leite pela ponta da tetina, mas quase nem foi preciso. O Afonso bebeu muito bem. Yeiiii!! Mostrou-se um pouco mais cansado, porque efetivamente tem de “puxar” pelo leite como faz ao peito, mas bebeu bem. O truque de apertar ligeiramente o biberão nas laterais por causa do vácuo, tornou-se fulcral. 

Honestamente, assim que vi a tetina estranhei não ter a clássica forma de gota mas tudo faz sentido. Tudo nesta tetina está estudado para simular a amamentação e não habituar “mal” o bebé. É que na mama, o bebé regula com o movimento ascendente e descendente da sua língua o fluxo de leite. E com a tetina Calma da Medela acontece o mesmo. Nas tetinas convencionais não é o bebé que regula o leite, este flui espontaneamente, e o bebé torna-se preguiçoso e era este o meu receio. Que depois estranhasse quando o pusesse ao peito outra vez. Mas nada disso! Assim que cheguei a casa, pu-lo ao peito e não estranhou de todo. Saiu-me um peso de cima! Já passou mais de mês e corre muitíssimo bem. Beber o leite pelo biberão ou no peito, parece ser igual. Só aquele aconchego é que é insubstituível 😉

Espero assim ter ajudado as mamãs que me perguntam como fiz esta transação. E este post, como sempre, é sincero. 

Podem conhecer mais sobre esta tetina ou encomendar on-line por cerca de 13€, através do site da sweetcare – https://www.sweetcare.pt/medela-calma-tetina-inovadora-favorece-amamentacao-leite-materno-p-001682md

Vossa, 

JT

Comentários

  1. Tânia Menezes

    1 Fevereiro de 2018 às 23:34

    Responder

    Boa noite. Eu também uso calma e minha bebe gosta, apesar de ficar um pouco cansada. O que queria lhe perguntar é se o seu biberão faz bolhinhas de ar dentro quando a bebé está a beber.
    É que o meu faz. Mandei email á Medela e dizem que é normal. Que é o ar da sucção feita pela bebé. Meu receio é isto provocar gases na menina, pois ela é propensa a isso. Tem 4 meses e 4 dias. Obrigada pela sua atenção dispensada.
    Cumprimentos
    Tânia

    • Joana Teles

      31 Maio de 2018 às 10:27

      Responder

      Olá Tânia! É normal fazer bolhinhas, e por fazer no exterior e ter a tetina Calma é que não vai para o organismo da sua bebé. Fique tranquila. O ar sai para o biberão e não entra com essa tetina. Beijinhos e muitas felicidades :)


Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *