Estou grávida e agora? – por Alison Jesus

Antes de mais: Não entre em pânico! Muitos Parabéns futura mamã! Saiba que a gravidez é um momento de grande realização e de felicidade pois dentro de si está a desenvolver-se um ser vivo que será um dos maiores amores da sua vida!

É certo que durante a gravidez, quer a mamã quer o bebé em desenvolvimento, enfrentam alguns riscos de saúde, por isso mesmo é muito importante que a mulher seja informada mesmo antes da gravidez e haja um acompanhamento ao longo deste período.

Sabia que uma alimentação adequada da mãe traz inúmeras vantagens não só para a sua saúde como também do seu filho, ao longo da sua vida?

Já é grande a evidência que mostra que a saúde do filho é em grande parte, programada durante a sua vida intrauterina, pelo que uma gravidez bem monitorizada acarreta vantagens para a mãe e para a saúde futura do seu filho.

As necessidades nutricionais da grávida aumentam para apoiar o desenvolvimento do bebé bem como o próprio metabolismo da mãe. Por conseguinte, as recomendações alimentares e nutricionais devem ser adaptadas a cada mulher, tendo em contas as diferenças individuais. Por isso mesmo, é que é recomendável que pratique um estilo de vida saudável, que deve iniciá-lo mesmo antes da gravidez! Isto para garantir a saúde da mãe e reduzir o risco de complicações e de algumas doenças no bebé.

Qual é o peso que devo aumentar?

Nesta fase, é normal que o seu peso aumente, devido à formação da placenta, do líquido amniótico, ao crescimento do bebé, o volume do útero e do sangue, tecido mamário e gordura de reserva. Um ganho de peso inadequado aumenta o risco de atraso de crescimento e de mortalidade. Por sua vez, um exagerado ganho de peso da grávida leva ao aumento do peso do bebé no nascimento e ao aumento do risco de complicações do seu filho, ao longo da vida adulta.


(Foto Google)

 Em termos alimentares, no geral as recomendações não diferem muito das recomendações para a população em geral. É certo que a grávida tem necessidades energéticas aumentadas bem como de alguns nutrimentos e minerais e que varia do trimestre em que se encontra. Mas atenção! Tal não significa que deverá comer por “dois”, uma crença errada e que é muito frequente!

Quais são os 6 cuidados gerais que uma grávida deve ter?

o Um ganho de peso adequado e monitorizado.

o Praticar regularmente atividade física.

o Seguir uma alimentação saudável ou seja completa, variada e equilibrada, tal como nos indica a Roda dos Alimentos.

o Suplementação adequada de vitaminas e minerais

o Evitar o consumo de bebidas alcoólicas, tabaco e outras substâncias nocivas.

o Uma manipulação segura dos alimentos

 Lembre-se que uma alimentação equilibrada e saborosa vai ajudá-la a manter-se saudável durante a gravidez, facilitar o trabalho de parto e a construir os alicerces essenciais para o crescimento saudável do seu filho.

Fonte: Alimentação e nutrição na gravidez. Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável. Direção-Geral da Saúde
Alison Karina de Jesus

Nutricionista
alisonkjesusnutricionista@gmail.com 

 

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