Antes de mais: Não entre em pânico! Muitos Parabéns futura mamã! Saiba que a gravidez é um momento de grande realização e de felicidade pois dentro de si está a desenvolver-se um ser vivo que será um dos maiores amores da sua vida!
É certo que durante a gravidez, quer a mamã quer o bebé em desenvolvimento, enfrentam alguns riscos de saúde, por isso mesmo é muito importante que a mulher seja informada mesmo antes da gravidez e haja um acompanhamento ao longo deste período.
Sabia que uma alimentação adequada da mãe traz inúmeras vantagens não só para a sua saúde como também do seu filho, ao longo da sua vida?
Já é grande a evidência que mostra que a saúde do filho é em grande parte, programada durante a sua vida intrauterina, pelo que uma gravidez bem monitorizada acarreta vantagens para a mãe e para a saúde futura do seu filho.
As necessidades nutricionais da grávida aumentam para apoiar o desenvolvimento do bebé bem como o próprio metabolismo da mãe. Por conseguinte, as recomendações alimentares e nutricionais devem ser adaptadas a cada mulher, tendo em contas as diferenças individuais. Por isso mesmo, é que é recomendável que pratique um estilo de vida saudável, que deve iniciá-lo mesmo antes da gravidez! Isto para garantir a saúde da mãe e reduzir o risco de complicações e de algumas doenças no bebé.
Qual é o peso que devo aumentar?
Nesta fase, é normal que o seu peso aumente, devido à formação da placenta, do líquido amniótico, ao crescimento do bebé, o volume do útero e do sangue, tecido mamário e gordura de reserva. Um ganho de peso inadequado aumenta o risco de atraso de crescimento e de mortalidade. Por sua vez, um exagerado ganho de peso da grávida leva ao aumento do peso do bebé no nascimento e ao aumento do risco de complicações do seu filho, ao longo da vida adulta.
Em termos alimentares, no geral as recomendações não diferem muito das recomendações para a população em geral. É certo que a grávida tem necessidades energéticas aumentadas bem como de alguns nutrimentos e minerais e que varia do trimestre em que se encontra. Mas atenção! Tal não significa que deverá comer por “dois”, uma crença errada e que é muito frequente!
Quais são os 6 cuidados gerais que uma grávida deve ter?
o Um ganho de peso adequado e monitorizado.
o Praticar regularmente atividade física.
o Seguir uma alimentação saudável ou seja completa, variada e equilibrada, tal como nos indica a Roda dos Alimentos.
o Suplementação adequada de vitaminas e minerais
o Evitar o consumo de bebidas alcoólicas, tabaco e outras substâncias nocivas.
o Uma manipulação segura dos alimentos
Lembre-se que uma alimentação equilibrada e saborosa vai ajudá-la a manter-se saudável durante a gravidez, facilitar o trabalho de parto e a construir os alicerces essenciais para o crescimento saudável do seu filho.
Fonte: Alimentação e nutrição na gravidez. Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável. Direção-Geral da Saúde
Alison Karina de Jesus
Nutricionista
alisonkjesusnutricionista@gmail.com
Comentários