Dica de saúde – Cerejas                      Por Alison Jesus

Cada vez mais se aproxima uma das melhores épocas do ano: o verão. Este é quase sinónimo de sol, calor, boa disposição e férias!

As cerejas são um dos frutos de verão mais apreciados devido à sua cor apelativa, sabor doce e ao seu elevado teor de água (cerca de 80%). Têm um baixo valor calórico (cerca de 60 kcal por 100g) e são bastante ricas em compostos bioativos que têm um papel crucial na prevenção de doenças crónicas como a diabetes e as doenças cardiovasculares.

As cerejas são um dos frutos mais estudados nos últimos anos. Em Portugal existe uma longa tradição de cultivo de cerejas, particularmente no nordeste do país, no município de Fundão, produzindo cerca de 15.000 toneladas de cerejas por ano!

A cereja é também uma excelente fonte de melatonina, uma hormona que tem um papel central na regulação do ritmo circadiano. Esta atua na regulação do estado de vigília, no ritmo de vários processos fisiológicos e participa no controlo do nosso relógio biológico. De noite, quando está escuro, o nosso corpo produz mais melatonina, enquanto que de dia, na presença de luz, a produção de melatonina diminui. Quando somos expostos a luzes intensas durante a noite ou a muito pouca luz durante o dia, o ciclo de produção de melatonina poderá ser afetado. Assim, a ingestão de cerejas poderá ser uma boa alternativa para reduzir o jet lag e melhorar a qualidade do sono.

Em termos de época, podemos encontrá-las a partir da 2ª quinzena de maio até o final de julho.

E agora a grande questão: Como consumi-las?

Frescas, isto é ao natural, ou alternativamente podem ser consumidas as cerejas cristalizadas ou então adicionadas a vários produtos como sumos concentrados, compotas tartes e bolos. Idealmente deve preferir ingerir a fruta em natureza de modo a beneficiar de todos as vantagens para a saúde sem a quantidade excessiva de açúcar que muitas vezes se encontra “escondida” nesses alimentos.

Não se esqueça que as cerejas para além de deliciosas, são também uma excelente aliada da sua saúde!
 Alison Karina de Jesus

Nutricionista
alisonkjesusnutricionista@gmail.com

Comentários


Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *