Boa forma e amamentação

Sou uma acérrima defensora da amamentação e prezo muito ter a sorte de a poder pôr em prática. Não seria menos mãe se não pudesse amamentar, mas faço de tudo para que possa fazê-lo. Apesar de atribuir a minha rápida recuperação da forma à amamentação – pode-se queimar de 500 a 800 calorias por dia – esta não é a melhor altura para dietas. Uma leitora mandou-me um mail a perguntar se tinha algum tipo de dieta específica para poder amamentar com um leite de qualidade e simultaneamente perder peso. Não querendo substituir a opinião válida e rigorosa de um profissional de saúde, partilho aqui o que faço. 

Dar de mamar ajuda-nos a voltar a estar em forma ao restabelecer a zona abdominal, mas isto não significa que estamos a perder gordura e peso. O nosso organismo ainda faz retenção de líquidos e acumula grandes reservas para produzir leite, por isso, perder peso nesta fase é difícil. Digamos que o corpo está programado para não deixar que isso suceda pois está focado na produção de leite. É a beleza da natureza em ação. 

Da mesma forma como amamento a cada 3 horas, sensivelmente, petisco sempre antes de amamentar – uma peça de fruta, um iogurte, uma gelatina… – não estou muito focada nas calorias dos alimentos nesta fase, até porque se reduzirmos o número de calorias que ingerimos, começamos a produzir pouco leite, mas se comermos calorias a mais, o corpo vai acumulá-las sob a forma de gordura. Difícil equilíbrio, bem sei. 

Quando se amamenta, a alimentação deve ser rica em vitaminas e minerais, que estão presentes nas frutas e legumes. Devemos também optar por incluir massa, arroz, pão e grão, que são boas fontes de glicose, importante também para o bebé.
As carnes brancas, ovos, peixe e leguminosas dão as proteínas, que contribuem para o desenvolvimento do bebé. 

Alimentos açucarados estimulam a produção de insulina, pelo que estão proibidos, assim como alimentos salgados, que contribuem para a retenção de líquidos e as gorduras saturadas, presentes nas carnes vermelhas. 

E bebem água, muita muita água! Em chás, sumos naturais, água e sopa, vou para além dos 2 litros, o que é o ideal nesta fase. 

Vossa,

JT

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