O sol dá-nos vitamina D! – por Alison Jesus 

Hoje iremos falar da poderosa vitamina do sol. Estou a falar da Vitamina D, D de Dada porque o sol nos dá esta vitamina uma vez que a luz solar é sua principal fonte (85-95%).
Inicialmente pensava-se que a vitamina D tinha apenas a função de facilitar a absorção do cálcio proveniente da alimentação e a sua fixação no nosso esqueleto, tornando os ossos mais resistentes às fraturas. Hoje o panorama já é diferente, uma vez que vários estudos demostram que esta vitamina também é importante para o bom funcionamento do sistema imunitário, isto é o sistema responsável pelas nossas defesas, do sistema cardiovascular e do nosso cérebro.

Contudo, mesmo sabendo que a vitamina D é fundamental para a nossa saúde, a esmagadora maioria das pessoas têm défice desta poderosa vitamina.

Grande parte da vitamina D é produzida pela pele, através da exposição solar. À medida que envelhecemos, a nossa pele perde esta capacidade de produzir esta vitamina. Para além disso, ao vivermos em cidades em que o ar é poluído fazendo com que a radiação solar seja mais limitada, ao estarmos cada vez mais em espaços fechados bem como a falta de atividades ao ar livre, prejudica e muito a produção de vitamina D.

Dado isto é importante reforçarmos a nossa alimentação de maneira a garantir um aporte adequado desta vitamina.

Quais são então os problemas que pode ter devido à falta de vitamina D?

Fraqueza, quedas, infeções, fraturas, demências e diabetes. No caso das mulheres na menopausa, têm um risco maior de falta desta vitamina. Também alguns medicamentos contribuem para a diminuição da absorção da vitamina D.

A carência de vitamina D é frequente, sobretudo no período de inverno, pois é quando temos menos exposição solar. Por isso mesmo é importante incluir os alimentos mais ricos em vitamina D, nomeadamente os óleos de fígado de bacalhau, os peixes gordos, tais como a sardinha, o arenque, o atum, a cavala e o salmão. Os ovos, a carne, o leite fortificado e os cereais fortificados são boas fontes assim como os cogumelos expostos à radiação solar. No caso dos suplementos, contendo doses elevadas de vitamina D, só podem ser consumidos com o aconselhamento do seu médico e nutricionista. 

Consulte o seu médico e nutricionista para saber se tem os níveis adequados desta importante vitamina!

E já sabe, o sol para além de dar-nos calor, luz e alegria dá-nos também a vitamina D!

Alison Karina de Jesus

Nutricionista

alisonkjesusnutricionista@gmail.com

 

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