Benefícios da abóbora – por Alison Jesus

Em termos botânicos, a abóbora é um fruto da família do melão e da melância, porém, é habitualmente integrada na categoria dos hortícolas.

Em termos nutricionais apresenta um baixo valor energético, sendo uma fonte interessante de compostos biológicos ativos, como é o caso dos carotenóides que são responsáveis pela sua cor laranja/amarela característica. Para além da presença destas substâncias com elevado potencial antioxidante, a abóbora contém também bioflavonóides que são bloqueadores dos recetores de determinadas hormonas associadas ao cancro, e esteróis que são convertidos em vitamina D no organismo. 


Possui ainda quantidades apreciáveis de potássio e outros minerais e vitaminas como ferro, cálcio, magnésio, vitamina C e vitaminas do complexo B. Desta forma podemos considerar a abóbora como um alimento promotor de saúde, com um baixo custo e com um baixíssimo conteúdo calórico, com a grande vantagem de ter um elevado valor nutricional.

Na cozinha podemos aproveitar a sua polpa para as mais diversas entradas, sopas, pratos e sobremesas e as suas sementes são um excelente aperitivo para adicionar nos seus cereais de pequeno-almoço, sopas, saladas frias, legumes cozinhados e fruta. 

Pode colocar as sementes no forno durante, aproximadamente, 15 min, sem ultrapassar os 75ºC, de maneira a não perder os seus benefícios nutricionais.

Portanto lembre-se que apesar da abóbora poder ter uma aparência assustadora, com olhares intimidantes por ser precisamente a grande anfitriã do Halloween, é uma grande aliada da sua saúde e bem-estar! Assim que procure incluí-la na sua alimentação. Como? Recorra à criatividade pois as receitas são imensas e delicie-se!
P.S: Não vale considerar alimentos como os doces e os bolos de abóbora pois assim estaremos a camuflar os seus benefícios com o grande vilão que já falamos: o açúcar!
 

 

 

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