Dica de saúde…intestinal

Por muito evoluídos e conhecedores que achamos que podemos estar e ser, há sempre novas descobertas capazes de nos mostrar que temos ainda muito caminho a percorrer. É a natureza a pôr-nos no sítio, basicamente. O intestino é o parente pobre da anatomia. À parte do seu aspeto pouco convidativo, a sua função também não é propriamente cativante. Ou não era até há bem pouco tempo. 

Recentes descobertas mostram que o intestino é capaz de interferir com o nosso humor e defender o organismo de dezenas de doenças. À semelhança do nosso cérebro, o nosso intestino possui milhões de células nervosas que atuam como neurónios capazes de interferir com todo o nosso organismo. Estas produzem, por exemplo, 95% da serotonina existente no nosso corpo, substância que é responsável pela sensação de bem-estar. Mas as surpresas não ficam por aqui. Também no nosso intestino concentram-se 80% das defesas do corpo humano (80%!!), daí que já estão a perceber o real impacto e importância do intestino para a proteção e equilíbrio do nosso corpo. 

Este papel importante do intestino na nossa saúde, leva os especialistas a afirmar que os intestinos também decidem e executam tarefas tal como faz o nosso cérebro. É também por este motivo que é tão importante ter uma alimentação equilibrada. É que, como já está demonstrado, o intestino faz muito mais do que absorver nutrientes. Evitar produtos processados, ingerir alimentos ricos em fibra, mastigar bem, com calma e ingerir muita água, ajuda a prevenir o aparecimento de distúrbios como digestões lentas, inchaço abdominal ou trânsito intestinal lento e consequentemente traz saúde ao nosso intestino e a nós também!

Até já,

Vossa,

J! 

 

Comentários


Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *