“Sabia que a nutrição nos primeiros 1000 dias de vida do seu bebé pode influenciar a sua saúde futura?”

Eu não sabia! Por isso mesmo, o Guia da Alimentação Infantil é O livro dos papás babados e preocupados com os seus bebés!

O Guia da Alimentação Infantil foi lançado ontem e tem por objetivo ajudar os pais/educadores a cultivar hábitos saudáveis o mais precocemente possível, contribuindo para criar gerações mais saudáveis.

Este guia assenta na ideia que o tipo de alimentação nos primeiros anos de vida – incluindo o período da gravidez – pode condicionar o padrão de crescimento, a composição do corpo e o risco futuro de ter diabetes, obesidade, hipertensão, entre outros. Dá que pensar, por isso de-vo-rei o livro!

Tudo a pôr as mãozinhas à cabeça e toca a pensar se não cometeram nenhum deslize…3 grãozinhos de sal na sopa, mini bife frito?  Hummm, espero bem que não! Todos esses erros alimentares terão repercussões futuras e cabe-nos a nós, pais, dar o melhor às nossas crianças para que crescem saudáveis! Só quem tem filhos sabe o desespero que é vê-los doentes! E também está nas nossas mãos mudar esse cenário!

Para evitar estas e outras asneiras, e fazer comidinhas nutritivas e saborosas, vale muito a pena espreitar este Guia da Alimentação Infantil e seguir as preciosas dicas de Helena Canário, nutricionista e autora desta publicação:

este guia pretende constituir um apoio básico para que os pais/educadores criem hábitos saudáveis de alimentação nas suas crianças. Por isso optei por o escrever num formato acessível e até divertido – um instrutivo diálogo entre a mãe e a criança ao longo de aproximadamente cem páginas. Os pais têm imensas dúvidas nesta fase, colocam sempre imensas questões, pelo que este guia pode constituir uma preciosa ajuda”, refere a pediatra Carla Rêgo, autora do prefácio, reforçando ainda “o importante é que as crianças cresçam ‘à sua velocidade’ efetuando uma alimentação equilibrada, variada e gratificante”.

E porque boa comida sabe ainda melhor se for acompanhada por boa música, o Guia de Alimentação Infantil traz um CD da autoria do André Sardet. As músicas falam de momentos tão importantes nesta fase da vida de um bebé como a “Dá um abraço, dá”, “A primeira papa”, “Dorme, dorme meu bebé” ou “O primeiro Passo, cai não cai”. Chama-se “Músicas para Bebés Nestlé”, tem ao todo nove temas da autoria de André Sardet (música e letra), sendo a grande maioria propositadamente criada para este projeto! A MI ouviu atentamente, enquanto espreitava para a taça de fruta com iogurte que eu lhe preparava! Gulosa ;)!

A cereja no topo do bolo é que parte das receitas do guia reverterão a favor da Cruz Vermelha Portuguesa, ajudando assim a apoiar muitas crianças com carências socioeconómicas, integradas nas creches, berçários e centros de acolhimento temporário da instituição.

Assim de repente, não estou a ver melhor livro para os pais e fica aqui uma sugestão de presente, para oferecer no dia da mãe por exemplo! 

Agora, tenho uma pápa para dar! Até já e bom sábado!

Beijinhos

Imagem livro-1

 

Comentários

  1. Vítor

    25 Fevereiro de 2014 às 11:28

    Responder

    Ola Joana! Gostei muito deste post, pois a minha esposa grávida (de 14 semanas) e este livro é uma boa ideia para comprar e aprender novas coisas, pois como toda a gente sabe os bebés não vem com livros de instruções 😀 e por isso toda a informação que seja util para os pais aprenderem e poderem dar a melhor educação e cuidarem da melhor forma, é sempre melhor.
    Espero encontrar na livraria este livro.
    Obrigada Joana e bjs deste seguidor do blog, Vítor

    • Joana Teles

      25 Fevereiro de 2014 às 22:56

      Responder

      Olá Vítor! PARABÉNS!! Muito obrigada pela mensagem e pela partilha de um acontecimento tão bonito! Que felicidade tão grande! Gosto muito do livro (senão não escrevia sobre ele) e acho mesmo que dá uma preciosa ajuda! Encontra-se à venda na FNAC e dá dicas para a gravidez e para os primeiros meses do bebé, de uma forma esclarecedora e divertida! Acho que vão gostar muito! Os bebés não trazem livro de instruções, mas quando o vosso bebé nascer, nasce com ele o vosso lado maternal e paternal e saberão sempre o que é melhor para ele! Mas este livro dá uma ajuda extra ;)! Obrigada por me ler e espero que vivam uma gravidez muito feliz! Aproveitem que é um momento lindo!! Até breve! Beijinhos!


Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *