Me & Mi!

Bom dia!!

Nova categoria no blog!

“Me & Mi!” pretende ser um espaço de mamãs e bebés, onde possamos partilharmos as nossas experiências! Sim, refiro-me a mim e a vocês, caríssimos leitores/as!

Não sei como foi o vosso, mas o meu dia começou às 3h30 com uma indisposição da Maria Inês que não passa! Liguei para a “Saúde 24″ pela primeira vez e gostei muito! Bastante competentes, lá me deram indicações sobre como proceder! 1h depois voltaram a ligar para saber como estava e passar a MI e deram-me recomendações.

Sintomas: Diarreia, tosse com alguma expectoração e algum corrimento nasal. Cuidados a ter: Dar leite sem lactose, papa de arroz, colocar soro fisiológico no nariz e dar sopa sem legumes verdes!

Segui tudo à risca e aproveitei o embalo para as sopas!

Costumo fazê-las aos domingos de manhã, de forma a darem para a semana toda! Faço cerca de 16 sopas, 8 de sopa e 8 de peixe, para alternar (gosto de fazer a mais, para cobrir qualquer eventualidade). Almoça sopa de peixe na escola, janta a de carne em casa e vamos alternando diariamente.

Aqui fica a receita das sopas que fiz:

Sopa de peixe:

400gr de perca do nilo

2 batatas doces

2 cenouras

100 gr de abóbora

Cozi o peixe em separado por causa das espinhas.  Uma vez cozido, toca de desfiar o bicho e juntá-lo aos legumes e, muito importante, aproveitei a água de cozedura do peixe e juntei aos legumes. Desta forma mantenho todos os nutrientes!

fotografia 1

20 minutos de cozedura na Bimby  e está pronta! Antes de passar a sopa retirei um pouco da água de cozedura, para ficar com uma consistência mais sólida, bem ao gosto da MI! Fio de azeite e está pronta!

Depois fiz a sopa de carne:

350gr de peito de frango (previamente cozido, uma vez que tinha usado parte do frango para o almoço da  MI, ao qual  juntei um pouco de  arroz bem cozido)

1 batatas doce

1 courgette média

2 cenouras

3 colherinhas de sopa do arroz que sobrou do almoço da MI.

Aos legumes, juntei a água de cozedura da carne e a que sobrou do peixe! ( a perca do Nilo não tem um sabor a peixe muito ativo, pelo que não dá grande sabor ao juntá-la à sopa de carne)  Desta forma, mantive nas sopas todos os ingredientes altamente nutritivos, que se haviam escapado para a água de cozedura. Malandros!

fotografia 3

Em menos de 1hora, sopas para a semana toda, devidamente identificadas e prontas a consumir! Que isto de chegar a casa depois de um dia de trabalho, não há nada melhor do que a simplicidade de pôr a aquecer no micro-ondas!

 

fotografia 4

Agora é esperar que a MI melhore…

Espero ter sido útil!

Vossa

J!

 

Comentários

  1. Ana Sá

    26 Janeiro de 2014 às 14:37

    Responder

    As melhoras para a pequenita Maria Inês!
    Beijinhos e bom fim de semana :)

    • Joana Teles

      26 Janeiro de 2014 às 20:23

      Responder

      Obrigada querida Ana! Está a ficar melhor! Beijinhos!

  2. João

    26 Janeiro de 2014 às 23:14

    Responder

    Boa noite Joana.
    As melhoras de MI.
    Tenho um neto que viveu muito recentemente algo parecido. Parece estar relacionado com um vírus.
    Já agora, gostaria de lhe dar os meus parabéns por toda essa energia e coragem.
    Tenha uma boa semana.

    • Joana Teles

      26 Janeiro de 2014 às 23:16

      Responder

      Olá João! Bem-vindo ao blog! Felizmente está a melhorar, obrigada pelo seu cuidado e pelas suas palavras! Boa semana e espero “vê-lo” por cá brevemente!


Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *